Impacto da utilização de ferramentas da qualidade na melhoria da eficiência das organizações de saúde
A oncologistas Associados é uma empresa de tratamentos oncológicos que já está no mercado há alguns anos, atualmente ela conta com oito unidades espalhadas pelos bairros do rio de janeiro atendendo dezenas de pacientes diariamente.
Os produtos utilizados por ela passam por uma escolha rigorosa de fornecedores, mas falta algo para um bom relacionamento que mereça a confiança do cliente.
São recebidas muitas reclamações devido à demora no tratamento que por muitas vezes levam cerca de uma hora após o horário marcado para serem iniciados, problemas causados devido ao atraso dos medicamentos que saem do estoque para serem manipulados em uma empresa do grupo e depois retornarem e serem administrados nos pacientes.
Os gestores da empresa cobram agilidade dos colaboradores que por muitas vezes não tem muito que fazer, pois o problema está no processo adotado pela mesma.
Vou citar duas falhas que desencadeiam esse transtorno. A primeira é que o estoque depende das prescrições para liberar os medicamentos para a manipulação, só que muitas vezes a prescrições demoram a chegar por falta da assinatura dos médicos. A segunda falha é que após esta demora, os medicamentos são separados e encaminhados para serem manipulados em uma outra empresa demandando tempo.
Em minha opinião, a organização deveria investir em sistemas que proporcionem soluções atraentes e competitivas, criando benefícios para manter um alto padrão de qualidade nos serviços prestados.
Pois, estudos afirmam que um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma segura e no tempo certo, às necessidades dos clientes.
Na implementação de um sistema de gestão da qualidade, a alta direção da empresa deve se envolver diretamente no processo, ainda que os resultados obtidos com as novas práticas não sejam observados de imediato.
Hoje em dia, muitas