Borracha
Os materiais podem ser pré-fabricados ou moldados no local ou então a utilização de materiais auxiliares, sob forma de telas, tecidos, filmes ou feltros, que são utilizados em alguns sistemas de imperabilização, tanto pré-fabricados como moldados no local. São inseridos dentro dos materiais impermeáveis e têm função de resistir aos esforços de tração que venham a solicitar a manta ou a membrana impermeável, além de evitar o escorrimento do material e garantir a homogeneidade da espessura. Esses materiais são conhecidos como armaduras, reforços, estruturações ou armações.
3.1.1 Mantas Sintéticas (elastômeros)
Podem ser de dois tipos, de butil (isobutileno-isopropeno) e EPDM (etilenopropileno-dieno). Trata-se de um sistema não armado, onde a manta é aplicada sobre um berço de amortecimento, possuindo espessura variando de 0,8 a 1.0 m.
A manta sintética butílica exige proteção mecânica, sendo fundamental que exista uma camada de amortecimento entre a manta e a proteção mecânica. Isto se faz necessário por que os elastômeros apresentam um comportamento inferior do que outros tipos de mantas. (ver TABELA 1)
As mantas de butil são geralmente utilizadas com espessura muito fina, de modo que se tornam facilmente perfuradas, sendo utilizada mais restritamente.
Sua aplicação se dá como impermeabilizantes de modo geral, especialmente em coberturas pré-moldadas, lajes mistas, estruturas fissuráveis, calhas, baldrames, etc.
Em geral as mantas de borracha EPDM têm boa resistência ao calor e ao envelhecimento, boa