Borracha
INTRODUÇÃO
Durante o período compreendido entre as ultimas décadas do século XIX e o primeiro quartel do século XX (1870 – 1915) o correu o processo de expansão e apogeu da economia da borracha na Amazônia. (Pontos de história da Amazônia p. 27)
Atitude filosófica: indagar
A filosofia de indagação dever permear os espíritos de grandes estudiosos e alunos, sendo assim vamos construir algumas perguntas e responde-las no plano “histórico-indagador”. (Israel Launê)
Nesta época, a exploração da borracha silvestre, através do extrativismo(Método de extração de recursos naturais sem a preocupação com a conservação das espécies ou do meio ambiente), foi possível de diversos fatores. Quais?
Em primeiro lugar o desenvolvimento da industria de pneumáticos na Europa e EUA, possibilitou uma crescente demanda pela borracha(Hevea Brasiliensis).
Em segundo lugar a borracha silvestre existente na Amazônia, denominada Hevea Brasiliensis satisfazia o mercado dos países industrializados em termo qualitativo e quantitativo detendo em pouco tempo o monopólio mundial.
O outro fator importante foi a disponibilidade de mão de obra necessária à extração do látex nas matas amazônicas, através da imigração nordestina.
Havia, também, a existência de sistema de financiamento da extração e comercialização da borracha amazônica, através do aviamento que, favorecendo o processo de dependência dos seringueiros em relação aos seringalistas, permitia justamente a exportação da borracha pelos portos de Belém e Manaus; além de casas de comércio estrangeiras na Amazônia que, fazendo importação e exportação de produtos, acabava monopolizando a venda da borracha para mercados europeus e norte- americanos, permitindo o seu escoamento.
As grandes industrias começaram a se preocupar com a quantidade de látex que era extraído na região Amazônia de forma tradicional, pois caso a demanda aumentasse