borracha
A Borracha é um produto primário da coagulação do látex da seringueira. Hoje, a borracha sintética, concorrente do elastômero natural em algumas aplicações e complementar em outras, é produzida a partir de derivados de petróleo. Tanto uma como outra tem como polímero fundamental o poliisopreno, sendo que a diferenciação se dá adição de pigmentos e processos de vulcanização com graus distintos, sendo que no limiar deste processo temos a ebonite e vulcanite, em processos menos agressivos temos as borrachas para pneus e no caso das para apagar traços escritos a grafites não são vulcanizadas. Veremos mais os principais processos. OBJETIVO
A borracha tornou-se, ao longo dos últimos dois séculos, uma das mais importantes matérias primas utilizadas industrialmente. Seu emprego tem crescido em qualidade e diversidade, principalmente a partir da descoberta do processo de vulcanização por Charles Goodyear (1838) e da introdução dos elastômeros sintéticos que vieram substituir a borracha natural em diversas aplicações. Os conjuntos de características que os diferentes tipos de borracha apresentam hoje criaram um mercado diversificado que se estende desde a fabricação de pneus a aplicações em peças cirúrgicas passando por equipamentos industriais como correias transportadoras e de transmissão, absorvedores de impacto, solas de calçados, entre outros.
CONCLUSÃO
A Borracha natural entre 1820 foi à ruína, por ser quebradiços tornando inviável. Mais tarde com a descoberta da borracha sintética tornou-se independente das plantações mundiais para fabricação de borracha natural. Tornando uma ampla variedade de borracha sintética, e em muitos casos pode substituir a borracha natural, já que resiste melhor ao envelhecimento, a rachaduras e a abrasão do que produto natural, entretanto sua resistência e flexibilidade são pobres; Em algumas aplicações, é misturada à borracha natural.
Depois que Charles Goodyear (1838) descobriu o processo de vulcanização, a borracha é