ECONOMIA
I – INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo fazer uma comparação dos aspectos mais importantes das obras de John Maynard Keynes e Michal Kalecki. O seu ponto de partida foram os seminários havidos na PUC-São Paulo, no segundo semestre de 1982, que tive como orientador o Prof. Paul Singer. Nessa ocasião foram estudados algumas obras daqueles autores, que serviram de base central para o desenvolvimento deste estudo. Foram consultadas outras obras, estas de autores que realizaram pesquisas, estudos e análises de suas idéias, pensamentos e teorias.
Há de se ressaltar um ponto importante: as afirmações desses terceiros nunca foram simplesmente aceitas, sempre procuramos testá-las, compará-las com os textos do pensador inglês e/ou polonês e, muitas das vezes, usamos esses textos para suportar as conclusões que outros tiveram de sua obra.
No decorrer de nossos levantamentos deparamo-nos com uma dificuldade: se por um lado há uma profusão de matérias sobre Keynes e sua obra, por outro, poucos são os estudos disponíveis no país sobre Kalecki, daí porque tivemos que muitas vezes beber na fonte, o que, convenhamos, tornou nossa pesquisa muito mais laboriosa e com muito de nós próprios.
Não procuramos esgotar o assunto. Isto quer dizer que haverá muitos aspectos da obra de Kalecki e Keynes, que não foram abordados neste trabalho; que os assuntos aqui estudados não os foram sobre todos os ângulos.
Dividimos este estudo em sete capítulos conforme segue:
I – Introdução: No qual é exposta a abrangência e metodologia do trabalho.
II – Situação: Nesse capítulo estuda-se a época e os locais onde Keynes e Kalecki desenvolveram suas idéias; para que se possa melhor aquilatar o grau de similitude que possa haver nas suas obras.
III – Análise: Aqui procuramos desenvolver nossa visão sobre a importância de ambos, a importância de suas contribuições para às Ciências Econômicas.
IV – Ideologia: Em sendo a ideologia um aspecto