PLANO DE AÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
JÚLIO JORGE ARAÚJO DA SILVA
REALIDADE ESCOLAR E TRABALHO PEDAGÓGICO
MANAUS
2013
DISCIPLINA NA ESCOLA, TAREFA DE TODOS
A construção de uma nova disciplina na sala de aula e na escola não é algo fácil, imediato, mas é importantíssima e precisamos ter uma visão de processo.
Os educadores têm encontrado grandes desafios em relação à disciplina em sala de aula e na escola.
É grande a insatisfação dos mesmos, o que, em muitos casos, os levam a abandonar o magistério. Estes se queixam que não existe interesse por parte dos alunos, estão dispersos, não respeitam. Com o avanço da tecnologia o professor ficou para trás e as aulas ficaram desinteressantes para os alunos.
Eles dizem também que a família não tem colaborado: os alunos vêm sem limites de casa. Não está existindo liberdade com responsabilidade. Geralmente há até conivência dos pais. O professor nunca tem razão. A própria família não sabe o que fazer com os filhos que são indisciplinados, a escola não apoia o professor, a desorganização da sociedade, dentre outras queixas.
A partir dessas queixas, podemos ver como o problema da disciplina está ligado a uma série de outras questões e que não dá para tratá-la de uma forma isolada em relação à realidade maior.
A questão da disciplina pede, para seu enfrentamento, a ajuda de um conjunto de áreas do conhecimento, como, a Sociologia, Antropologia, Psicanálise, Ética, Política, Psicologia, Economia, História, Tecnologia, Comunicação Social, além de seus próprios saberes pedagógicos, segundo Celso dos S. Vasconcelos. É uma questão que apresenta alto nível de complexidade, pois ela é apenas um aspecto do processo de educação escolar, participando da formação, ao mesmo tempo, de vários sujeitos.
O professor é um sujeito concreto que trabalha com alunos concretos, numa realidade concreta. Não há fórmula “mágica” de resolver