plano de ação
CÉLIA VÂNIA DE SOUSA
PLANO DE AÇÃO
IRUPI-ES
2014
CÉLIA VÂNIA DE SOUSA
Plano de Ação apresentado ao Curso de Extensão a distância em Formação Continuada em Conselhos Escolares.
Tutor(a): Norma Suely Siqueira Eiras
Turma: Bardasco
IRUPI-ES
2014
Sumário
1-INTRODUÇÃO E PROPOSTA DE AÇÃO 3
1.2 PROBLEMA E DIAGNOSTICO 4
2-OBJETIVOS DA AÇÃO 5
3-Procedimentos da ação – detalhando estes procedimentos 5
4-Cronograma da ação 8
5- Acompanhamento da ação 8
6-REFERÊNCIAS 8
1-INTRODUÇÃO E PROPOSTA DE AÇÃO
O objetivo deste ensaio é tratar de alguns aspectos que vem caracterizando os conselhos em geral e os conselhos escolares, em particular. Pretende-se compreender o papel do Conselho Escolar como elemento de articulação e mediação entre as ansiedades e expectativas individuais dos diferentes agentes da escola e os objetivos da política educacional propagada pelo sistema de ensino.
Para atingir ao objetivo proposto, trataremos, inicialmente, da concepção de conselho e das diferentes formas que assumiu na vida publica brasileira. Trataremos dos conselhos no âmbito da educação e procuraremos compreender seu papel de articulador das políticas públicas, mediador entre os interesses do governo e das elites dissidentes, conciliador de atores políticos e legitimador da concepção política dominante. Finalmente, procuraremos compreender que papel pode assumir o conselho em uma escola multifacetada, atravessada por tensões e ambigüidades.
1.2 PROBLEMA E DIAGNOSTICO
Pensar as possibilidades de conscientização de todos e efetivação dos CE de modo a torná-lo um colegiado de participação e decisão,de mudanças e