feridas
VIABILIDADE TECIDULAR
20 e 27 de Setembro + 4, 11, 18 e 25 de Outubro + 8, 15, 22 e 29 de Novembro + 6 de Dezembro
LISBOA
Resumo
As Feridas sejam elas agudas ou crónicas, são uma realidade incontornável da vida profissional de médicos e enfermeiros. De facto, pelos prejuízos que podem acarretar, devem ser alvo de atenção no sentido de serem abordadas com a maior objetividade possível, para que seja efetuado um correto diagnóstico e uma intervenção adequada e com sucesso.
Abordar uma ferida é abordar uma pessoa, pelo que todo o tratamento deve estar alicerçado num princípio básico: a cicatrização da ferida é efetuada pela pessoa que a possui, devendo por isso todo o tratamento otimizar a sua capacidade cicatricial.
Desenvolvido em parceria com o Fórum Enfermagem e com base na mais recente evidência científica, este curso é uma grande mais-valia para os profissionais de saúde que intervêm em contextos que exigem conhecimentos sólidos e atualizados sobre o tratamento de feridas.
Esta formação contempla ainda o curso de suturas, assumindo-se portanto como uma formação de elevada qualidade, completa e muito enriquecedora para qualquer profissional que deseje dominar este tema.
Apresentação
Este curso abordará a temática de Tratamento de Feridas e Viabilidade Tecidular, numa perspetiva incremental de conteúdos, desde a fisiopatologia do processo de cicatrização até às abordagens terapêuticas mais recentes e inovadoras.
Foi criado de forma a permitir o máximo de interação com os formandos privilegiando a componente prática técnicas de desbridamento, utilização de doppler portátil, aplicação de terapia compressiva, utilização de escalas e sistemas de registo, abordagem do pé diabético, métodos de investigação, entre outros.
Tendo por base a mais recente e relevante evidência científica, este curso foi construído em parceria com o
Fórum Enfermagem, de forma a dotar os seus participantes de competências e habilidades