Feridas
1 Cuidados Básicos Coberturas e Curativos Historicamente o tratamento de feridas tem como filosofia, a proteção das lesões contra a ação de agentes externos físicos, mecânicos ou biológicos.
A preocupação com a contaminação exógena por microrganismos fez com que fossem instituídas técnicas de curativo, onde o princípio básico era a manutenção do curativo limpo e seco.
O avanço da química e da tecnologia levou a descoberta de vários produtos que interferem diretamente na biologia molecular.
2. Anatomia da Pele A pele é uma estrutura indispensável a vida humana. Formando uma barreira entre os órgãos internos e o meio externo. É o maior órgão do corpo humano e representa 15% do peso total do nosso corpo. A pele, também chamada de tegumento, é o revestimento externo do corpo. É o maior órgão do corpo humano. E exerce as funções de proteção, sensorial e reguladora. As rupturas na integridade da pele podem interferir com essas importantes funções. A pele divide-se em três camadas. São elas:
2.1 Epiderme: é a camada mais externa da nossa pele e não possui vascularização.
A pele possui duas camadas de tecidos principais: a epiderme e a derme.
E uma camada de tecido conjuntivo que da á sustentabilidade a pele: a hipoderme.
2.2 Derme: localizada entre a epiderme e a hipoderme. Possui terminações nervosas, vasos e apêndices epiteliais (pelos, glândulas sudoríparas e sebáceas). Serve de suporte para a derme e é responsável pela integridade estrutural da pele.
2.3 Hipoderme: é uma camada formada por tecido adiposo. Sendo responsável pela produção e estocagem de gordura, exercendo a função de isolante térmico.
3. Funções da Pele 3.1 Proteção
A pele intacta protege o