FERIDAS
È a ruptura da continuidade de qualquer estrutura do corpo, interna ou externa causadas por agentes físicos, químicos, ou biológicos.
Estomas.
É a exteriorização do intestino através do abdômen, com o objetivo d preserva a vida diante de alguma situação em que não é mas possível utilizar o ânus ou bexiga para eliminação fisiológica.
Antes de iniciar o curativo deve- se avaliar o estado do paciente principalmente os fatores causais e risco de infecção, avaliar o curativo a ser realizado, observa o tipo e tamanho da ferida.
Técnicas.
Preparar o material no posto d enfermagem; Lavar as mãos; Preparar o local para o manuseio dos materiais; Local de descarte; Preparar campo estéril e material utilizado; Calçar as luvas estéreis; Lavar a ferida, sem friccionar começando da área limpa e fechada, seguindo- se de ferida aberta e não infectada, drenos, e por ultimo colostomias e fistulas em gral, mantenha sempre o leito da ferida úmidos e bordas levemente secas.
Objetivos
Tratar e prevenir infecções, eliminar os fatores desfavoráveis que retardam a cicatrização e prolongam a covalescência, aumentando os custos do tratamento, diminuir infecções cruzadas, através de técnicas e procedimentos corretos.
Tipos de curativos