Plano de Ação
As diferentes componentes de um planeamento são:
Os planos, os programas e os projetos
Para planear é necessário estabelecer os requisitos essenciais:
1.O quê? (o que trata a atividade)
2 – Porquê? (justificação da atividade)
3 – Para quê? (qual o objetivo da atividade)
4 – Para quem? (qual é o público alvo)
5 – Quando? (data do evento)
6 – Onde? (local da atividade)
7 – Como? (quais as tarefas a realizar)
8 – Com quem? (recursos humanos envolvidos)
9 – Com o quê? (recursos materiais e financeiros)
Plano de Ação
Em geral, podemos dizer que uma organização deve ter um plano de ação como documento orientador da sua vida organizativa, com a definição da sua estratégia, do qual devem emergir os programas (que a vão concretizar) – que são contínuos.
O plano de ação é… -um tipo de plano que dá prioridade às iniciativas mais importantes para cumprir determinados objetivos e metas. Constitui-se como uma espécie de guia que proporciona um âmbito ou uma estrutura para se realizarem os programas. Um plano de ação pode envolver vários departamentos e áreas. Estabelece quem serão os responsáveis pelo seu cumprimento.
- um documento de planeamento, onde se identificam os programas e as intervenções previstas para cada ano/período determinado, devidamente enquadradas nas estratégias definidas pela organização desportiva. Quanto maior a quantidade de ações e pessoas envolvidas, mais necessário e importante é ter um plano de ação. Quanto melhor o plano de ação, maior a garantia de atingir a meta.
- inclui também um mecanismo ou método de acompanhamento e controlo, de modo a que os respetivos responsáveis possam analisar se as ações estão a ser implementadas de acordo com o pretendido. O plano de ação apresenta uma forma de alcançar os objetivos estratégicos previamente estabelecidos.
Plano de Ação: plano diretor
Decorrentes do plano diretor ou