Resumo de alguns Conceitos em Marx
Modo de Produçao:
Para Marx o entendimento de modo de produção, pode ser feito interpretando-o como sendo uma estrutura global constituída de estruturas regionais, sendo elas: estrutura econômica, considerada como infra-estrutura; a estrutura jurídica política e a estrutura ideológica que são consideradas como super- estruturas.E também como o modo de se conseguir os meios de vida materiais, necessários para a sobrevivência dos homens e o desenvolvimento da sociedade.
Sociedade civil
Para Marx a sociedade civil é o momento do desenvolvimento das relações econômicas que precedem e determinam o momento político. Ela esta associada ao reino privado das relações entre os indivíduos, ou seja, um espaço social que foi desvinculado lentamente tanto do afeto da família quanto do domínio formal do Estado.
A Sociedade civil representa a estrutura, a base, sobre a qual se ergue uma superestrutura política e jurídica. Ela é o resultado da correlação entre as forças produtivas econômicas e as condições de produção material de uma determinada época donde se originam os valores e as leis que a criam e a regulam. Então, o autor via a sociedade civil como uma pluralidade de instituições se desenvolvendo no espaço entre o mercado e o Estado como algo, que não passava de uma fraude burguesa.
Alienação:
“É situação resultante dos fatores materiais dominantes da sociedade, e por ele caracterizada sobretudo no setor capitalista, em que o trabalho do homem se processa de modo a produzir coisas que imediatamente são separadas dos interesses e do alcance de quem as produziu, para se transformarem indistintamente em mercadorias".
Alienação em Marx
Consciência:
A consciência é produzida pelas relações que os homens estabelecem entre si, pelas que estabelecem com a natureza, e ainda as relações entre as nações. Para ele toda consciência devia estar voltada para a conscientização do trabalho, voltada para o que de fato é realmente