Justiça
Direito – Favip DeVry
Caruaru 15/05/2013
Resumo
Este projeto mostra um resumo das aproximações e divergências entre Emile Durkhein, Karl Marx e Max Weber. Aqui iremos ver ordem social com Durkhein, a teoria capitalista de Marx e a ação social aqui com Weber. Nessa Primeira parte veremos primeiro a Durkhein onde teremos características, pensamentos e sentimentos que não existem apenas na consciência do individuo. Karl Marx considerava que não de pode pensar a situação individuo-sociedade separada de condições sócias em que eles se apoiam.
Na sequencia teremos Weber falando que a poder ser interpretada como o conjunto de ações mutualmente referidas, e finalizaremos com Antonio Gramsci que será uma referência obrigatória na relação de educação e trabalho.
1.Introdução
Émile Durkheim é considerado, ao lado de Karl Marx e Max Weber, um dos pais da sociologia. Formado em Filosofia, tomou a sociedade como objeto legítimo de estudo, com natureza e dinâmica próprias, rompendo com a tendência então dominante de reduzir os fenômenos sociais a experiências individuais.
2.Emile Durkhein
“Os fatos sociais são coisas”. Com essa afirmação, Durkheim apresenta em seu livro, As regras do método sociológico, um de seus mais conhecidos conceitos. Mas a que “coisa” esse conceito refere? A qualquer “coisa”, própria da sociedade a que pertence um indivíduo, capaz de exercer algum tipo de coerção sobre ele, Isso significa que o fato social é independente e exterior ao indivíduo, e é capaz de condicionar ou mesmo determinar suas ações.
São fatos sociais, por exemplo, as regras jurídicas e morais da sociedade, seus dogmas religiosos, seu sistema financeiro e até mesmo seus costumes, ou seja, um conjunto de coisas aplicáveis a toda sociedade, independentemente das vontades de cada um.
3.Karl Marx
Marx analisou a sociedade capitalista de um modo científico, mostrando que os capitalistas, detentores dos meios de produção, exploram os