Aleitamento materno
São Paulo
2010
Conclusão
É preciso um incentivo e orientação da parte dos profissionais da saúde nos hospitais sobre a importância do aleitamento materno e os benefícios que ele proporciona ao bem estar da criança, sendo que é uma das maneiras mais eficientes de atender os aspectos nutricionais, imunológicos e psicológicos da criança em seu primeiro ano de vida.
Referências Bibliográficas
CARVALHO, Marcus; TAMEZ, Raquel. Amamentação: bases científicas para a prática profissional. Rio de Janeiro, 2002. cap.2 p 12; cap 55 p 52-53.
Unidade de aleitamento materno no Brasil. 2003. Disponível em: http://news.bbc.co.uk/2/hi/americas/3173958.stm. Acesso em: 23 de abr. 2010.
PIRE, Celina. Leite Materno: Porquê amamentar?. 2010. Disponível em: www.leitematerno.org. Acesso em: 23 de abr. 2010.
O leite materno é um alimento vivo, irreproduzível, protege o bebê de doenças respiratórias, diarréia, otites (infecção do ouvido), vômitos, alergias, pneumonias, bronquiolites, meningites. Pesquisas científicas provaram que amamentar não só beneficia o bebê como também a mãe, contribui na recuperação após o parto, tais como diminuição de hemorragia e facilidade em voltar ao peso anterior à gravidez, e previne contra o câncer de mama e ovário. Além de todos estes benefícios o leite materno é um alimento econômico, prático e seguro, pois não exige preparo, nem gastos com outros alimentos, está na temperatura certa para o bebê e possui todos os nutrientes essenciais para o desenvolvimento da criança.
Faculdades Metropolitanas Unidas
Centro Universitário – Uni – FMU
AMAMENTAÇÃO É SAÚDE
Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia da Pesquisa do curso de graduação em Nutrição, sob orientação da Profª Cátia Feresin
São Paulo
2010