Karl Marx
Resumo
Aborda-se o conceito de capitalismo, exploração do trabalhador, mais-valia, taxa de exploração e alienação, sendo este último o tema de trabalho e por isso o mais explorado. Marx, em suma, diz-nos em a alienação é a perda do homem de si mesmo.
É ainda feito uma pequena comparação com o filme de Charles Chaplin, “Tempos Modernos”.
Introdução
Este trabalho trata o conceito de alienação como tema principal, falando de outros conceitos essenciais para seu melhor entendimento.
Em resumo, podemos fazer um pequeno apontamento sobre as reflexões marxistas:
Capitalismo e apropriação dos meios de produção – desigualdade social;
Classe dominante – capitalistas;
Classe dominada – proletariado
Capitalismo depende da exploração do trabalhador;
Mais-valia como todo o trabalho que o trabalhador faz a mais do que o necessário para o pagamento do seu salário, logo é a fonte de lucro;
A alienação no trabalho é gerada na sociedade devido à mercadoria, que são os produtos produzidos pelos trabalhadores explorados e o lucro, que vem a usurpação do trabalhador para que mais mercadorias sejam produzidas e vendidas acima do preço investido no trabalhador, assim rompendo o Homem de si mesmo (Marx, O Capital).
No filme “Tempos Modernos” é visível a exploração a que o vagabundo (Chaplin) é sujeito, tanto em ritmo e tempo exigido para a produção de objectos, como no efeito psicológico a que é sujeito.
Com o objetivo de entender o capitalismo, Marx produziu obras de filosofia, economia e sociologia, tencionando propor uma ampla transformação política, econômica e social. A principal obra de Marx, O Capital, não é sociológica, mas econômica. Todavia, é preciso elucidar alguns termos de sua fundamentação econômica, por constituírem peças básicas de interpretação. Na verdade, se produziu uma visão principalmente econômica da sociedade, precisamente porque acreditou que a compreensão dos processos históricos não pode ser feita sem referencia às