GEOLOGIA
O núcleo é constituído pelo ferro que é um dos elementos mais densos e o níquel. È dividido em núcleo interno e núcleo externo. O núcleo externo é líquido e o núcleo interno é sólido, pois a pressão no centro é muito alta para o ferro fundir-se.
A crosta é constituída pelos elementos de silício, alumínio, ferro, cálcio, magnésio, sódio e potássio, todos combinados com oxigênio.
A crosta continental tem cerca de 40 km de profundidade, enquanto que a crosta oceânica tem cerca de 7 km de profundidade.
Crosta continental é a superfície dos continentes. Já a crosta oceânica, superfície do oceano. A crosta oceânica é menos densa que a dos continentes, ou seja, por estar mais próxima ao núcleo da Terra.
Manto é composto pelos elementos oxigênio com magnésio, ferro e silício. É constituído pelo material deixado na zona intermediária depois que grande quantidade da matéria pesada afundou e a matéria mais leve subiu.
Os magmas é a rocha fundida na superfície e são gerados pela fusão parcial de rochas do manto ou da crosta e seu resfriamento leva à formação de um grande número de minerais.
As ondas sísmicas são vibrações que se propagam em todas as gerações, divididas em ondas primárias, ondas secundárias e ondas superficiais.
As ondas primárias são ondas longitudinais, ondas copressionais, se propagam rapidamente nas rochas e no mesmo sentindo. As ondas secundárias são ondas transversais e se propagam em velocidade próxima à metade da velocidade das ondas primárias. As ondas superficiais são formadas devido a junção das ondas primárias e ondas secundárias e oscilam sobre a superfície terrestre.
Terremoto é um tremor no solo causado pelas ondas sísmicas e as colisões das placas tectônicas. Os terremotos causam destruição diversas, rompem a superfície terrestre,