Plano de ação – revitalização do conselho escolar
OBJETIVO GERAL:
Viabilizar o processo de revitalização do Conselho Escolar com vistas à assegurar o alcance das metas estabelecidas no Projeto Político Pedagógico da Escola .
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Sensibilizar a comunidade escolar para a revitalização do Conselho Escolar;
• Efetivar a participação significativa do Conselho Escolar na Unidade.
JUSTIFICATIVA: A escola possui um papel importante no processo de democratização da sociedade e no exercício da democracia participativa. A Constituição Federal de 1988 no Artigo 206, Inciso VI, estabelece a gestão democrática do ensino público, na forma da Lei. Neste sentido, uma das características mais importantes da Gestão Democrática e Transparente refere-se ao compartilhamento de tomada de decisões e veiculação de informações com vistas para uma melhoria da qualidade da educação. de ação e inspirados por uma filosofia orientadora e por todos partilhada.” Uma forma mais democrática de conduzir a gestão participativa de uma unidade escolar é envolver a comunidade na administração através da participação dos conselhos escolares, pois estes se constituem um espaço importante no processo de democratização, na medida em que reúne representantes de todos os segmentos envolvidos direta ou indiretamente na educação, para discutir, definir e acompanhar o desenvolvimento o projeto político pedagógico da unidade escolar.
“... o diretor é cada vez mais obrigado a levar em consideração a evolução da idéia de democracia, o que conduz o conjunto de professores, e mesmo os agentes locais, á maior participação, á maior implicação nas tomadas de decisão. (Velérien, apud, LUCK 2005, s.d, p.1)” Apesar de já possuir um Conselho Escolar, A Escola municipal Evaldo Flores ainda precisa efetivar a participação significativa do referido conselho no percurso educativo de toda a unidade escolar, pois representa os segmentos da escola e precisa atuar