O trabalho decente é viável para as empresas
O trabalho decente segundo a resolução da OIT para os empresários no Brasil Chega a ser uma Utopia na qual não existe uma balança pra medir tamanha desigualdade onde os trabalhadores pedem além do que os empresários podem oferecer uma alta carga tributária, a burocracia do Brasil a sua frente de empresários tão trabalhadores quanto os que têm uma Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) assinada, os quais travam uma luta diária para se manterem vivos em um ambiente empresarialmente hostil e altamente competitivo.
Não existe uma defesa à exploração dos trabalhadores, em especial o trabalho forçado e o infantil, práticas de completa abominação em todas as suas formas. Deve haver um olhar crítico para a importância de uma fiscalização internacional efetiva e sanções econômicas aos países ou empresas que descumprem as normas internacionais do trabalho. Dessa forma, pode-se então começar a pensar em uma “globalização justa”.
O mundo do trabalho mudou, de forma expressiva, nas últimas décadas, mas o sistema de relações do trabalho não acompanhou. Vale apena discutir o trabalho decente, mas sem esquecer que sem empresas sustentáveis não teremos trabalho. promoção de trabalho decente é viável para as empresas pois a geração de emprego e trabalho decente depende do crescimento econômico e do investimento, que expande a produção e a demanda de mão-de-obra. No novo ciclo de crescimento vivido pelo Brasil, o investimento tem se recuperado devido a um papel ativo por parte do governo, impulsionando um ciclo virtuoso, no qual a aceleração do crescimento tem viabilizado o aumento dos lucros e dos salários, gerando mais empregos nos setores formais e aumentando a produtividade. As boas expectativas econômicas, por sua vez, criaram as condições para a continuidade do ciclo de investimentos, com expansão da capacidade produtiva e geração de mais empregos.
7. O PAPEL DO ADMINISTRADOR NA PROMOÇÃO DO TRABALHO DECENTE
O