Trabalho decente
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 TRABALHO DECENTE 4
2.3 QUAIS FORAM OS AVANÇOS DESDE 2003 NESTAS PRIORIDADES 4
2.4 TRABALHO DECENTE EM SUA REGIÃO, SEGUNDO A RESOLUÇÃO OIT 5
2.5 VIABILIDADE DO TRABALHO DECENTE PARA AS EMPRESAS 5
2.6 PAPEL DO ADMINISTRADOR NA PROMOÇÃO DO TRABALHO DECENTE 5
2.7 ANÁLISE DE COESÃO E COERÊNCIA DOS TEXTOS 6
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8 INTRODUÇÃO
O trabalho que gera renda suficiente, com segurança, dignidade, que respeito os direitos dos trabalhadores e que tenha o objetivo de promover oportunidades para que homens e mulheres trabalhem em boas condições, reduzindo a desigualdade e ampliando a cidadania, pode ser considerado um trabalho decente.
TRABALHO DECENTE
Trabalho Decente é aquele que gera renda suficiente superando a pobreza, que contribua para a ampliação da cidadania, que tenha o objetivo de promover oportunidades, com condições de liberdade, segurança e dignidade.
2.2 PRIORIDADES DA AGENDA NACIONAL DE TRABALHO DECENTE
Em 2003 o Brasil lançou a Agenda Nacional do Trabalho Decente. Essa agenda define três prioridades: • A erradicação do trabalho escravo e a eliminação do trabalho infantil; • A geração de mais e melhores empregos; • E o fortalecimento dos atores tripartites e do diálogo social como instrumento de governabilidade democrática.
1 QUAIS FORAM OS AVANÇOS DESDE 2003 NESTAS PRIORIDADES
Em 2006, 12.458 crianças foram afastadas do trabalho e encaminhadas para as escolas, quatro anos mais tarde, esse número caiu para 5.617 crianças. Além de fiscalizar o trabalho infantil a fiscalização trabalhista tem como função o combate ao trabalho escravo. A comissão Pastoral da Terra, afirma que cerca de 25 mil pessoas entram na escravidão a cada ano. Segundo o subprocurador geral do trabalho, Luíz Antonio Camargo, somente 50% das denuncias são apuradas, o motivo é a falta de pessoal e estrutura. Em