Trabalho decente
Trabalho Interdisciplinar apresentado ao Curso de Administração Bacharelado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR VIRTUAL, para as disciplinas do 1º Semestre.
Professores: Adriana Rampazzo, Marcelo Silveira, Wilson Sanches e Márcia Bastos.
Teresópolis
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 TRABALHO DECENTE 3
2.1 CONCEITO DE TRABALHO DECENTE 4
2.2 PRIORIDADES DA AGENDA NACIONAL DE TRABALHO 4
2.2.1 Análise dos Avanços desde 2003 dessas prioridades 5
2.3 TRABALHOS DECENTES NA REGIÃO SUDESTE 5
2.4 VIABILIDADE DO TRABALHO DECENTE PARA AS EMPRESAS 6
2.5 PAPEL DO ADMINISTRADOR NA PROMOÇÃO DO TRABALHO DECENTE 6
2.6 ANÁLISE DOS TEXTOS ENCONTRADOS 7
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO
A Organização Mundial do Trabalho (OIT) define trabalho decente como “um trabalho produtivo e adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, sem quaisquer formas de discriminação, e capaz de garantir uma vida digna a todas as pessoas que vivem de seu trabalho.” Desde 2003, o governo brasileiro assumiu um compromisso com a OIT de promover o trabalho decente.
O trabalho contara com a exposição das prioridades da Agenda Nacional de Trabalho Decente seguido dos avanços que aconteceram no Brasil desde seu inicio. Mostrando também a função do administrador nesse processo tornando possível a realização do trabalho decente nas empresas.
TRABALHO DECENTE
CONCEITO DE TRABALHO DECENTE
Trabalho decente é todo aquele capaz de promover a igualdade, segurança e condições de uma vida digna, sendo ele devidamente remunerado de forma que possa ser produtivo e de qualidade.
Espera-se com isso diminuir a pobreza e a desigualdade social, facilitando o desenvolvimento sustentável e uma forma de governo mais justa.
Para isso é necessário ações nas áreas de segurança e saúde no trabalho, a liberdade sindical com direito de participação, o diálogo social e a abolição de todas as formas degradantes de trabalho.
PRIORIDADES DA