Laboratorio
Liquido Sinovial: é um ultrafiltrado imperfeito do plasma combinado com ácido hialurônico, produzido pelas células sinciciais.Iôns pequenos e moleculas como a glicose e a uréia atravessam facilmente até o espaço articular, por isso possuem concentrções similares as plasmática, no entanto , moléculas grandes estão ausentes ou são observadas apenas traços. A reabsrção é realizada pelos vasos linfaticos e independem do tamanho, o liquido sinovial atua como lubrificante e adesivo e fornece nutrientes para a cartilagem articular avascular.
Fisiopatogênia: A presença do liquido sinovial pode ocorrer devido ao processo de deposição de cristais no tecido articular, os eventos mais comuns envolvem tipicamente a gota de urato. Resposta inflamatória á deposição dos cristais e referida como artrite gotosa. Os tipos mais comuns de cristais endogenos responsáveis pela artrite gotosa são urato monossodico monoidratado (gota urica), pirofosfato de calcio diidratado (gota de pirofosfato, condrocalcinose ou “pseudogota”) apatita e outros fosfatos de cálcio básico e oxalato de cálcio (gota de oxalato) e lipideos (gota lipidica). Entre outas doenças, podemos citar a doença Auto-Imune (Artrite Reumatoide;Idiopatica Juvenil); Infecções: Bacteriana; Fungica (Artrite Septica.); Doença de Still.
Liquido Peural: Esse é um ultrafiltrado plasmático derivado dos capilares da pleura parietal(externa). Ele é produzido continuamente numa taxa que depende de pressão hdrostática capilar, pressão oncótica plasmática e permeabilidade capilar. O liquido pleural é reabsorvido pelos linfáticos e vênulas da pleura visceral.Um acumulo de liquido é denominado de efusão ( derrame), a qual é resultante de um desequilibrio entre a produção de liquido e sua reabsorção. Nas cavidades pleural, pericárdio e peritoneal, esses acúmulos são conhecidos como efusão serosas.
Fisiopatogênia: