Revitalização do Salvetti
RITA DE CÁSSIA APARECIDA HENRIQUE DE GODOI
Orientador: MURILO ALVARENGA
MBA GESTÃO EMPREENDEDORA
TURMA T5 - 2014
PLEM
Plano de Empreendimento
SESI levando mais qualidade para a formação dos gestores educacionais
SUMÁRIO EXECUTIVO
Um dos principais dilemas da educação contemporânea é aquele que gira em torno da permanência dos alunos do Ensino Médio nos bancos escolares. Atraídos pelo número de estímulos e pela velocidade da sociedade, a escola lhes parece enfadonha.
Todo esse clima de desinteresse dos jovens pela vida escolar tem gerado muitas reflexões. Organizamos o projeto “Revitalização do Salvetti” a partir de dados do IDESP
2013 e do banco de dados do Projeto Ensino Médio Inovador (conforme apresentado no item identificação do problema) que apresentam um índice de repetência e abandono no
Ensino Médio superior à média estabelecida pelo Conselho Nacional de Educação.
Nosso foco principal é a melhoria da aprendizagem dos alunos. Através do projeto buscamos oferecer um ensino de qualidade que atenda de forma eficaz às necessidades dos jovens. Nesse sentido, Domingues, Toschi e Oliveira (2000) 1 defendem que é preciso integrar na formação básica do Ensino Médio ferramentas tecnológicas, uma vez que a tecnologia está impregnada nas diferentes esferas da vida social.
O projeto em tela consiste em aliar a Proposta Pedagógica, Currículo do Estado de São
Paulo e revitalização à reestruturação para aprendizagem significativa do aluno, através de atividades e equipamentos especialmente convidativos para os jovens.
Acreditamos que toda mudança gera conflitos, o desenvolvimento tecnológico passa a exigir um novo profissional. O projeto aposta na formação e motivação do crescimento profissional dos professores, funcionários e órgãos colegiados que são tomados como agentes participantes no processo de elaboração e execução do projeto.
Verificamos que escolas com melhor infraestrutura e uso ativo de TI nas