Resumo
RESUMO DO CAPITULO 2
ALLISON DE CARVALHO 4099149745
CAMPO GRANDE
2014
Resumo Cap. 2
Leitura, sistemas de conhecimentos e processamento textual.
Quando lemos e produzimos sentidos, colocamos várias estratégias sociocognitivas em ação, como o processamento textual, que mobiliza vários tipos de conhecimentos que guardamos na memória.
Dizer que o processamento textual é estratégico quer dizer que quando leem um texto, os leitores realizam diversos passos interpretativos eficientes, efetivos, finalisticamentes orientados, super-rápidos e flexíveis.
Para termos uma narração de como ocorre o processamento textual, é apenas pensar que, na leitura de um texto, fazemos pequenos cortes que servem como entrada de hipóteses de interpretação que elaboramos.
Os três grandes sistemas de conhecimento que recorremos para o conhecimento textual são:
Conhecimento linguístico: quem envolve o conhecimento gramatical e lexical. Baseado nesse tipo de conhecimento, compreendemos a organização do material linguístico na superfície textual e a seleção lexical adequada ao tema ou aos modelos cognitivos ativados.
Conhecimento enciclopédico: se refere a conhecimentos gerais sobre o mundo, desde coisas que já vivemos, coisas que já vimos até agora ou eventos espacio-temporalmente situados, que nos permite a produção de sentidos.
Conhecimento interacional: Refere-se às formas de interação por meio de linguagem e engloba os conhecimentos:
*ilocucional;
*comunicacional;
*metacomunicacional;
*superestrutural
Conhecimento ilocucional: permite-nos reconhecer os objetivos pretendidos pelo produtor textual em uma dada situação interacional.
Conhecimento comunicacional: é a forma que buscamos para se comunicar com tipos de pessoas diferentes. Seleção de variantes linguística adequada a cada situação de interação, adequação de gênero textual à situação comunicativa.
Conhecimento metacomunicativo: Quando