Produçaõ mais Limpa
Frente aos problemas ambientais registrados e a escassez de recursos naturais, a população passou a exigir dos órgãos governamentais e soluções para o controle da poluição,
Desmatamento e degradação. Paralelamente começou a exigir das organizações a responsabilidade pelo seu processo.
Para atender as mudanças, as indústrias tiveram que se adequar para as novas tecnologias que envolvem o âmbito gerencial e operacional. As empresas passaram a utilizar sistemas e
Técnicas que, além dos objetivos ambientais, trouxeram benefícios sociais e econômicos. Dentre esses, enquadra-se a Produção mais Limpa (P+L).
A P+L é uma estratégia voltada às organizações, este estudo relacionou a Administração de Produção, com enfoque estratégico, às metodologias de Produção mais Limpa.
A produção mais limpa deve estar no centro do pensamento estratégico de qualquer empresa. De um lado ela traz, comprovadamente beneficios econômicos, evitando perdas quase sempre danosas ao meio ambiente e reduzem custos, o que influencia a posição competitiva do negocio. Por outro lado a empresa que produz limpo tem sua imagem em harmonia com a comunidade e a cidadania.
O ponto de partida da P+L é dessa forma, enfatizar a empresa na percepção de vantagens inerentes à mudança de procedimentos e atitudes. Esses fatores despertam a consciência coletiva sobre a preservação do meio ambiente e riscos da sustentabilidade para as gerações futuras.
A responsabilidade de uma P+L é de todos os colaboradores da empresa, tanto os que atuam internamente, como os que fazem parte de uma cadeia produtiva, como fornecedores, distribuidores e até mesmo clientes.
Desenvolvimento e ferramentas da produção mais limpa
A declaração do milênio das nações unidas estabeleceu oito metas para o desenvolvimento. As metas diretamente ligadas com o a produção mais Limpa são lembradas a seguir, garantindo a sustentabilidade ambiental e estabelecendo uma parceria mundial para o desenvolvimento