Imitaçao
Paulo de Carvalho Ribeiro e colaboradores
Imitação na Metapsicologia na Clinica Psicanalítica
Introdução
Os interesses sobre a teoria da origem da Constituição psíquica existem, há muito tempo. São questões que surgem pelos pacientes indefesos diante ao desenvolvimento dos estímulos, que é evidente em crianças com transtorno precoce. O inicio se deu pelo estudo de autores que dedicaram á questões primarias de inscrições pulsionais, terminando com uma tese sobre identificação primaria. Jean Laplanche começou a dar importância aos aspectos sensoriais ou corporais no sistema psíquico em constituição, admitiu-se que os registros das sensações e percepções indicam ou iniciam inscrições de mensagem sexuais adultas, e intrometem nas manifestações psíquicas.
A Imitação na Constituição da Tópica Psíquica Segundo Eugenio Gaddini
A originalidade da concepção de imitação em E.Gaddini
Eugenio Gaddini discípulo de Freud deixou uma obra significativa sobre imitação, diferente de outros autores. Eugenio Gaddini vê imitação como um conceito primordial na constituição das identificações, caracterizado pelo funcionamento psíquico anterior ao pensamento e relacionado às sensações e percepções. Gaddini entende que identificação não é o oposto da imitação, mas um fenômeno mais complexo. Argumenta que nas obras de Freud e na psicanálise, não levam em conta a noção de imitação, na noção de identidade, nos outros conceitos, que são confundidos com o conceito de identificação. Gaddini enfrenta duas exigências: A primeira é distinguir a noção de imitação, incorporação, introjeçao e identificação. A segunda é a inserção da imitaçao no plano da metapsicologia.
Imitaçao e identificação
Gaddini usou como ponto de partida para suas pesquisas, a distinção entre imitaçao e identificação de Edoardo Weiss. Nessa formulação fica evidente a referencia ao modelo biológico da percepção imitativa. Weiss