Fisica 1 resultante e cosseno
ITABUNA, 08/04/2013
DISCIPLINA: FÍSICA 1
TURMA BASE: CIV2AN
DATA DO LABORATÓRIO: 27/03/2013
COMPONENTES: VALTER GUIMARÃES SANTOS IZAIAS COSTA DE SOUZA THIAGO SILVA MOREIRA
RELAÇÃO
ENTRE RESULTANTE
E COSSENO DO ÂNGULO
INTRODUÇÃO
Este trabalho de física em laboratório é de suma importância, porque leva o aluno da sala de aula, que é essencialmente teórica, para a prática de laboratório, e assim desenvolver no aluno além da parte prática, a capacidade de observação de um fenômeno físico, o seu censo crítico e criativo.
Este trabalho desenvolvido no laboratório de física visa á comprovação entre os valores calculados como resultante e o cosseno de um ângulo, utilizando para isso a formula: (FR)2 = (F 1)2 + (F2)2 + 2 . F1 . F2 . Cos α.
OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é comprovar na prática do laboratório a veracidade dada pela fórmula: (FR)2 = (F 1)2 + (F2)2 + 2 . F1 . F2 . Cos α.
E assim comparar os resultados da prática teórica, com os resultados da prática de laboratório, verificar em loco, até que ponto o estudo teórico de uma fórmula de física, repete-se na prática do laboratório, e das observações práticas traçar um paralelo com os resultados teóricos.
MATERIAIS E MÉTODOS
Estes foram os materiais utilizados no experimento do laboratório, para medir os pesos e ângulos do experimento:
07 – massas aferidas 50g (1/2 N) com gancho.
02 – tripés tipo estrela com manípulo.
02 – fixadores metálicos com manípulo.
01 – carretel de linha.
01 – roldana dupla fixa.
01 – roldana simples fixa.
02 – hastes fêmea 405 mm.
02 – hastes macho 405 mm.
01 – transferidor de plástico 180º.
Montagem do equipamento: Os 02 – dois – tripés foram montados, um de frente para o outro com uma distância de 80 cm um do outro. Em seguida foi nomeado cada conjunto de pesos (07 massas), respectivamente: de F1, F2 e Fe (equilibrante). Foi