molas
01/08/2014
Índice
Introdução Teórica
Objetivo
Material
Procedimento do Experimento
Tabelas e Dados
Conclusão
Bibliografia
Introdução Teórica:
Conceito Básico de Anulação das Forças:
Na física, força é uma grandeza vetorial, que possui direção, módulo e sentido. Ela é provocada por ações mútuas de corpos que estão interagindo.
A força pode provocar a deformação de um corpo e para mostrar isso podemos citar a força elástica. Além disso, ela pode acelerar ou retardar um corpo, modificando seu estado de movimento, além de manter um corpo em equilíbrio, anulando a ação das outras forças que atuam no mesmo.
Existem dois tipos de força, as forças de contato e as forças de campo. As forças de contato são as forças entre os corpos que estão interagindo e há um contato. E as forças de campo são forças que estão interagindo, mas não há um contato, entre elas podemos citar a força gravitacional, força magnética e a força elétrica.
Uma força especial é a Força Resultante (Fr.). Ela é uma força única que substitui todas as forças q atuam em um corpo produzindo o mesmo efeito dinâmico. Seu calculo é feito somando todas as forças que agem num certo corpo.
Na imagem acima, vemos que F1 é a força resultante em ambas as situações. Para que a resultante das forças que agem num corpo seja nula é necessário que todas as forças estejam em um mesmo plano.
Em um sistema que tem a força resultante nula, a força que anula a resultante deve ter o mesmo módulo, mesma direção e sentido contrário da força resultante.
Na figura abaixo, vemos que a resultante das forças F1 e F2 é anulada pela força Fe, que possui o mesmo módulo, mesma direção, porém sentido contrário a força resultante.
Regra do Paralelogramo:
A regra do paralelogramo costuma ser usada para realizar a adição de dois vetores. Para isso, esses dois vetores devem estar unidos na mesma origem. Assim, conseguimos traçar