Faculdade
Camila Lacerda
Carolina Evangelista
Clarissa Pinheiro
Raíssa Zaneze
Raphaela Cristine
Teorias da Comunicação
Campus: Madureira
Turno: Manhã
A escolha para a análise foi o filme lançado em 2013, chamado The Bling Ring: A Gangue de Hollywood que foi inspirado em fatos reais, conta a história de um grupo de adolescentes obcecados pela fama, que vasculha a vida de celebridades com o intuito de invadir e roubar suas casas. Embora eles tenham condições financeiras estáveis e podemos dizer até de classe média/alta, famílias com bons empregos e vidas que tenha mordomias. Ao longo do filme a pergunta que não quer calar é “qual a necessidade desses adolescentes serem obcecados por vidas de lugares glamurosos, carros luxuosos e roupas e acessórios de grife”?
Acreditamos encontrar tais atitudes relacionadas aos conceitos da escola de Frankfurt que diz como as mídias (rádio, cinema, televisão, internet) se tornaram meios de doutrinação e manipulação das pessoas, a partir desse estudo e dos textos dados em aula faremos uma análise de como podemos perceber o quanto os protagonistas estão imersos nesse meio midiático.
É possível perceber como os artistas têm influência sobre os protagonistas. Os influenciando na forma como se vestem e agem, como se aquilo fosse o padrão correto de vida que todas as pessoas de “sucesso” devessem seguir.
No texto, “A Indústria Cultural”, do livro “Dialético do Esclarecimento”, podemos citar o trecho: “Quanto maior a perfeição com que suas técnicas duplicam os objetos empíricos, mais fácil se torna hoje obter a ilusão de que o mundo exterior é o prolongamento sem ruptura do mundo que se descobre no filme”. Ou seja, cada vez mais o mundo midiático se confunde com o mundo real, o que nos faz muitas vezes pensar que as realidades que nos são passadas através das telas de cinema ou TV, deveriam ser a realidade vivida por nós. Como na parte do filme que vemos como eles idolatram as celebridades com fotos coladas pelas