O café
Trabalho de filosofia
Turma: 1-21
Introdução a filosofia Judaica 1
Filon de Alexandria 2
Baruch Spinoza 3
Maimônides 5
Conclusão 7
Referências 8
Introdução a filosofia Judaica A Filosofia Judaica foi, assim como a Islâmica, muito pouco estudada no Brasil e só recentemente estas áreas têm atraído maior interesse da comunidade acadêmica. Assim como a islâmica, também a filosofia judaica passou muito tempo confinada numa espécie de “gueto intelectual”, sendo vista como importante somente entre aqueles estudiosos que professavam aquelas religiões.
Ainda que considerável influência de idéias filosóficas possa ser notada mesmo em certos textos bíblicos, em especial nos escritos sapienciais, considera-se que a Filosofia Judaica propriamente dita surgiu com Filon de Alexandria.
Filon de Alexandria (séc. I) Fílon nasceu na Alexandria e viveu aproximadamente entre 20 a.C. e 45 d.C. Foi filósofo e teólogo do judaísmo alexandrino. Filon foi um dos mais renomados filósofos do judaísmo helênico, interpretou a bíblia utilizando elementos da filosofia de Platão, para ele o Demiurgo de Platão é o Deus criador dos hebreus. Estuda os textos bíblicos exegeticamente e vê neles muito mais do que os significados textuais. Busca nas palavras a autenticidade da mensagem divina. Através dessa interpretação ele vê na Bíblia a doutrina da existência de Deus. As palavras são somente um instrumento para se tentar conhecer Deus que por princípio não pode ser expresso por palavras. Filon cultivava uma Teologia Negativa, procurando saber aquilo que Deus não era. Mantém o ponto de vista de que a divindade não pode tomar contato com a matéria. Esta também é eterna. Entretanto, pretende Filon manter a tese bíblica da criação do mundo. Ele tenta conciliar a filosofia grega e o judaísmo, mas nem os gregos nem os judeus aceitaram muito