Molas
DE
MANUTENÇÃO MECÂNICA
Molas Helicoidais
Aluno: Willian Boareto, Nº: 33
Professor: Marcelo
Data: 20/04/2011
Varginha
2011
OBJETIVO
Nosso objetivo neste trabalho é mostrar o correto dimencionamento das molas helicoidais, sua aplicaçao e utilizaçao,e alem disso estudar suas estruturas e composiçao, a maneira como se calcula suas caracteristicas finais e o destino de sua aplicaçao, vamos analizar ainda a sua aplicabilidade no meio industrial e como este elemento se tornou indispensavel em muitos processos.
INTRODUÇÃO
As molas são equipamentos fundamentais para o funcionamento de vários componentes onde se necessita de transferência de força, amortecimento, armazenamento de energia cinética, e ainda diversos outros esforços mecânicos. São inúmeras as aplicações que podemos confiar a uma mola e isso faz dela um equipamento altamente requisitado na mecânica e em diversos setores produtivos industriais de nossa vida moderna.
As molas são na verdade um equipamento com o qual podemos impulsionar ou ainda dar resistência a qualquer componente, podemos utilizá-la, por exemplo, para proporcionar uma movimentação, prender objetos, amortecer algum tipo de movimento entre outros.
DEFINIÇÃO DE Molas
As molas podem ser de diversas formas e tamanhos, e contudo, pode apresentar diversas maneiras de utilização levando em conta a necessidade de aplicação que se tem.
Neste caso especifico, estudaremos as molas helicoidais que, como outras molas, sabemos que é um objeto elástico e flexível e isso nos possibilita utilizá-la também para diversas aplicações.
Na maioria das vezes encontramos molas no mercado feitas de aço endurecido, porem podemos ter molas de elementos de liga dependendo da aplicação que desejamos dar a ela. Os elementos que caracterizam as molas são a flecha, a rigidez e a flexibilidade. Estes elementos são explicados abaixo: * Flecha é a deformação sofrida pela mola sob a ação de uma determinada força, medida na direção da própria