Mesa de Força
Resumo:
Através de um experimento em um laboratório, onde foi utilizada uma mesa de força, pode-se calcular a força resultante através da segunda lei de Newton e a lei dos Cossenos. Neste experimento, observa-se a força resultante adquirida medida por um dinamômetro em uma das extremidades do fio, que varia conforme o peso dos objetos que estão na outra extremidade.
Introdução:
O experimento conduzido em um laboratório, demostra três fios em cima de uma mesa de força, onde dois fios têm pesos amarrados e o terceiro fio está amarrado num dinamômetro. Além disso, observa-se a aplicação do princípio da segunda lei de Newton ou também conhecida com principio fundamental da dinâmica, onde a força resultante sobre um objeto é igual ao produto da massa pela sua aceleração. A implicação desta lei é muito importante, pois está presente em nosso cotidiano e explica a causa do movimento dos objetos. Quando há várias forças atuando num corpo ao mesmo tempo, é preciso determinar a força resultante para analisar o comportamento deste objeto. Quanto maior for a força aplicada, maior será aceleração adquirida do objeto. Ou seja, quanto mais pesado for o corpo que está amarrado nas extremidades dos fios, maior será sua força resultante (http://www.brasilescola.com/fisica/ segunda-lei-newton.htm). Como não havia movimento neste experimento, a força resultante foi calculada pela Lei do Cosseno na forma de Newton e pela soma das forças.
Desenvolvimento teórico:
Na segunda lei do Newton, a força que movimenta um corpo não pode ser nula. Se existe uma força sobre um corpo (massa=”m”), precisa-se da variável aceleração (“a”). Se um corpo está parado, a aceleração é nula. Quando queremos calcular a força calculamos então a massa em kg vezes a aceleração em m/s². O resultado é a força medida em Newton (“N”) (TIPLER, VOL. 01, ED. 06, PG. 96). Neste experimento, a força resultante foi calcula