Mesa de Forças
15 de Abril de 2014
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo verificar experimentalmente a lei que garante o equilíbrio estático de um ponto material, comprovando que quando a soma das forças aplicadas sobre um corpo é nula, o mesmo estará em equilíbrio. O experimento de mesa de força foi obtido através de ferramentas importantes para seu desenvolvimento (Mesa de forças, porta-massores, massores, papel graduado, balança, nível de bolha de ar, anel, fio de nylon). Contudo, juntamente, com o desenvolvimento surgem diversas dificuldades a serem enfrentadas pelos alunos, principalmente no que diz respeito a encontrar o ponto de equilíbrio exato para alcançar os efeitos.
Palavras-chaves: Mesa de Força, Experimento, Ponto de Equilíbrio, Massores, Anel.
Introdução
“Todo corpo continua em seu estado de repouso, ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja compelido a alterar aquele estado por força sobre ele impressas”. De acordo com a primeira Lei de Newton, podemos afirmar que a ausência de forças, todo corpo tende a ficar como está: parado se estiver parado, em movimento (retilíneo uniforme). Por este motivo essa lei também é chamada de Principio da Inercia.
O experimento de Mesa de forças é justamente a forma prática de comprovarmos a primeira lei de Newton, notamos que as forças impressas no experimento se anulam possibilitando assim o equilíbrio do anel ao centro da mesa.
Para que ocorra o equilíbrio estático de um ponto é necessário que a seguinte condição seja satisfeita: → N →
R= ΣF=0
Procedimento/Resultados
1- Qual objetivo deste experimento?
Verificar experimentalmente a lei que garante o equilíbrio estático de um ponto material.
2- Qual foi a primeira providência durante o procedimento experimental?
Adequar a nivelação da mesa de força com a ajuda da bolha de ar e encontrar o