atps de sociologia
Curso de Serviço Social.
Disciplina: Sociologia
Equipe:
928698837
Título da atividade: Relatório de estudos.
Tutora a distância: Cláudia Benedetti.
Fortaleza, 24 de novembro de 2013. Na sociedade em que vivemos desde os tempos antigos até hoje cada vez mais ouvimos falar em Direitos Humanos e, por meio de pesquisas relacionamos um conteúdo sobre o assunto. Veremos os marcos dos direitos humanos aos estágios sociais que eles emergiram de acordo com a teoria de Emile Durkheim (1858-1917) sociólogo Francês considerado por muitos como o verdadeiro fundador da sociologia como ciência independente das demais ciências sociais.
Abordaremos um pouco sobre a Declaração dos Direitos do Homem e do cidadão da Revolução Francesa bem como sobre a Declaração da Independência dos Estados Unidos da América (Declaração dos Direitos da Virgínia), identificando o tipo de solidariedade social presente na obra de Emile Durkheim.
Objetivo: Conscientizar alunos, professores e funcionários da Faculdade Anhanguera, a respeito da situação dos direitos humanos do Brasil.
DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO
Admitidos pela convenção nacional em 1793, surgiu sob o impacto das atrocidades ocorridas durante a segunda guerra mundial. Convencidos de que o esquecimento e desprezo dos direitos naturais do homem são as únicas causas das infelicidades do mundo, o povo Francês resolveu expor numa declaração solene os direitos sagrados e inalienáveis do homem e do cidadão. Três anos mais tarde(1976) surge a Declaração da Independência dos Estados Unidos da América (Declaração dos Direitos da Virgínia) no contexto da luta pela independência dos Estados Unidos da América, elaborada para proclamar os direitos naturais e positivos do ser humano contra um governo inadequado.
Tais declarações definem entre outros quatro direitos naturais como: Direito a liberdade, a propriedade,