atps sociologia
POLO PRESENCIAL PEDRA BRANCA
SERVIÇO SOCIAL
FUNDAMENTOS BÁSICOS DA SOCIOLOGIA GERAL
PROF. CLAUDIA BENEDETTI
O INDIVIDUO COMO SER SOCIAL
Francisca Josefa dos Santos – RA: 438450
PEDRA BRANCA – CE
23 DE NOVEMBRO DE 2013
INTRODUÇÃO
O indivíduo é um ser social dotado de saberes e habilidades que norteiam o seu comportamento e a sua vida em sociedade, seja ela simples como a família ou um pouco mais complexa como os ambientes externos que se frequenta cotidianamente. Entretanto o convívio social expõe e evidencia características do ser humano que nem sempre são apreciadas por todos. Pois muitos desenvolvem um padrão de comportamento que impõem e a maioria deve se dobrar a esse padrão que consideram como normal. Quando alguém se destaca pela suas peculiaridades ou ‘diferenças’, geralmente se torna vítima de preconceitos e discriminações. E daí surgem toda espécie de violação aos direitos individuais e coletivos que podem se apresentar desde palavras ofensivas até crimes hediondos e imperdoáveis por motivos injustificáveis. Cabe a todos a consciência e a defesa de seus direitos de forma pessoal ou compondo grupos de manifestações como forma de pressionar os governos e fazê-los respeitarem e resguardarem todos os direitos necessários à garantia da vida e da cidadania de todo e qualquer ser humano.
DESAFIO ATPS
Ao cumprir o desafio estabelecido na ATPS, a equipe fez um apanhado de dados sobre como a sociedade brasileira tem vivenciado a questão dos direitos humanos. Embora o Brasil tenha aderido desde o princípio à Carta dos Direitos Humanos, infelizmente ainda é um dos países que está longe de atingir o patamar de valorização e respeito a tais direitos.
O primeiro e um dos mais relevantes fatores é a desigualdade social presente em todas as regiões. Vemos pessoas miseráveis, abaixo da linha da pobreza que não conseguem fazer sequer as refeições básicas de cada dia. E quando se fala de assistência