Mesa de forças
Objetivos: Ao final deste experimento o aluno deverá:
• Reconhecer que força é uma grandeza vetorial;
• Decompor um vetor em suas componentes;
• Realizar a soma de um ou mais vetores.
Introdução teórica:
A ideia de força é bastante relacionada com a experiência diária de qualquer pessoa. Sempre que puxamos ou empurramos um objeto, dizemos que estamos fazendo uma força sobre ele.
Imagine que uma pessoa lhe informe que exerceu sobre uma mola seu esforço muscular, deformando-a.
Apenas com esta informação, você não pode fazer ideia de como foi essa deformação, pois o esforço pode ter sido feito inclinadamente, verticalmente ou horizontalmente. Se ela acrescentasse que o esforço foi feito na vertical, ainda sim você poderia ficar na dúvida se o esforço foi dirigido para baixo ou para cima. Assim, você só pode ter uma ideia completa da força se a pessoa lhe fornecer as seguintes informações:
- Intensidade ou Módulo da força;
- Direção da força, isto é, a reta ao longo da qual ela atua;
- Sentido da força, esclarecendo se o esforço foi feito para um lado ou para o outro da reta considerada.
Sendo fornecidas estas características, módulo, direção e sentido, a força fica completamente conhecida.
A força faz parte de um conjunto de grandezas da física, tais como a velocidade e a aceleração, denominadas grandezas vetoriais, que só ficam determinadas quando estas características são indicadas.
Isto significa que quando duas ou mais forças atuam sobre um corpo podemos calcular a força total, ou força resultante, somando vetorialmente as forças. Uma única força com o módulo e a orientação da força resultante tem o mesmo efeito sobre um corpo que todas as forças agindo simultaneamente.
É isso que fazemos neste experimento. Além de provar que a força é uma grandeza vetorial, calculamos a força resultante de várias forças aplicadas em um corpo.
1. Nome do Instrumento: Painel multiuso
Código: n/a
Fabricante: Cidepe