COMPOSIção E DECOMPOSIção DE FORçAS
CAMPUS-CARAÚBAS
TURMA: 4 DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE MECÂNICACLASSICA
PROFESSOR (A): RONER FERREIRA DA COSTA
AEFERSON MILLANO DE SOUSA FERNANDES
FERNANDA BEATRIZ AIRES DE FREITAS
ISNARA VICTÓRIA SILVEIRA DE MENEZES
ITALO JONAS DE SOUSA ALENCAR
JOSE ARTHUR BATISTA DE SOUSA
COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DE FORÇAS
CARAÚBAS-RN, JUNHO DE 2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
OBJETIVOS 4
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO 5
MATERIAL UTILIZADO 5
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL E RESULTADOS 6
CONCLUSÃO 9
REFERENCIA BIBLIOGRAFICA 10
INTRODUÇÃO
Realizamos este trabalho com a finalidade de conhecer a decomposição e composição de forças num plano, que veio para suprir a necessidade em achar uma força resultante que fosse a representação de todas as outras de um determinado experimento. Podendo ser calculado através da lei dos cossenos, que irá utilizar o ângulo entre as forças do ensaio.
OBJETIVOS
A prática tem como objetivo determinar a força resultante de várias forças coplanares concorrentes. Fazendo a sua decomposição e composição de forças em um plano através da lei dos cossenos.
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
Nesta atividade determinaremos a força resultante de um conjunto de três forças coplanares concorrentes. Fazendo a composição e decomposição de força, pela lei dos cossenos.
A composição e decomposição de uma força é um método físico, que utiliza o processo de transformar a força em um vetor, que pode está em cima do plano ou não, para poder determinar a resultante (soma de todos os vetores) no eixo. A lei dos cossenos é um dos métodos utilizados para somar todas as componentes em uma só, porém este processo é feito de duas em duas forças e utiliza o ângulo entre elas, como mostrado na fórmula abaixo:
Onde:
FR: força resultante α: ângulo entre as forças F1 e F2 .
MATERIAL UTILIZADO
Painel metálico
Escala angular
Dinamômetros de fixação magnética
Fios de nylon