O jogo da imitacao
No ano de 1939 eclodiu a segunda guerra mundial, a Inglaterra novamente em poucos anos vivia um estado de guerra com a Alemanha como já na primeira guerra mundial ouve a necessidade de desenvolver novas tecnologias pra ganhar vantagem contra o inimigo, e umas das principais tecnologias desenvolvidas foram os meios de comunicação. Uma dessas tecnologias era a máquina alemã de gerar códigos secretos de comunicações chamada Enigma.
Em 1940 o governo inglês inicia um projeto secreto em Bletchley Park denominado Ultra que reunia uma equipe de matemáticos, engenheiros e não intencionalmente inauguraria o campo da Ciências da computação com intenção de fazer a decodificação da máquina Enigma isso levou a convocação de vários membros inclusive Alan Mathison Turing (1912-1957) um dos maiores matemáticos da época.
Apesar de suas características hipócritas e seus comportamentos que o tornava insuportável como eles mesmo dizia uma construção de uma máquina baseado em sua teoria de uma máquina universal que já tinha documentado em um artigo publicado em 1936 foi iniciado e após 2 anos em construção com todas dificuldades de ser desacreditado Turing construiu a máquina. Denominada Christopher “Colossus” que trabalhava com válvulas e era reprogramável. As milhares de mensagens alemãs interceptadas diariamente eram introduzidas no Christopher “Colossus” e eram decifradas.
Sem dúvidas alguma foram fundamentais as contribuições de Turing para os aliados vencer a guerra estima que ele reduziu a guerra em mais de 2 anos e tenha salvado mais de 14 milhões de vidas e contribuindo parar grande vitorias como a batalha do atlântico, Stalingrado e para do desembarque na Normandia. Se bem que não foram somente as maquinas que contribuíram para o mundo mais sim seus importantes aspectos e ideias que contribuíram para o desenvolvimento de maquinas do outro lado do atlântico como ENIAC e MARK I.
O trabalho de Turing e daqueles outros jovens permaneceu desconhecido