IED VENOSA
1. O Direito na História desempenha o seu papel ético-cultural, em qualquer dimensão e em qualquer época. Não é especificamente uma disciplina de estudo, mas um capítuloimportante das ciências sociais. A História do Direito é o estudo das várias estruturas jurídicas nas várias civilizações e épocas, institutos e sistemas no curso dos tempos.
2. Em primeiro lugar porque há um grande campo do conhecimento a ser descoberto nesse sentido, pois estamos sempre criando o Direito e buscando novidades eas inserindo no campo jurídico. Em segundo lugar porque “tudo que fazemos traz o signo da história e que esta história pode desempenhar um papel intelectual insubstituível"
3.Sim existia direito antes da escrita mas muitas vezes esse Direito era acompanhando por lendas e tradições orais,contudo esse direito não foi documentado sendo difícil avaliar o conteúdo.
4.O Direito hebraico era eminentemente religioso. Sua religião monoteísta, em meio acivilizações politeístas, destacava-se nesse aspecto. O cristianismo, que derivada civilização e religião hebraica, passou a exercer profunda influência em todo o mundo a lei oral.
5. A Grécia e o Egito antigos não deixaram grandes monumentos jurídicos. Porém os egípcios tinham vasta prática do direito, pelo que se conhece dos seus contratos, testamentos,decisões e atos administrativos. Os documentos, contudo, referem-se continuamente a leis, que deviam ser escritas. Os gregos tiveram uma pequeno legado com leis e poucas obras jurídicas mas a terminologia moderna possui uma enorme influência da língua grega,transmitida por meio dos romanos.
6. Período Régio - Da fundação de Roma (754 A.C.) até a República (510 A.C.) - governo monárquico patriarcal, Direito baseado no costume (mores)consuetudinário. O Direito Sagrado (fas) ligado ao humano (jus). O Colégio Sacerdotal dos Pontífices tinha o monopólio dos dois direitos. Período Republicano - De 510 A.C. até a instauração do Principado com AUGUSTO em 27