Caso Clínico - Processo de Enfermagem
FACULDADE DE ENFERMAGEM – FENF
GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
EN 470 – Processo de Enfermagem
ESTUDO CLÍNICO: CASO CLÍNICO RETIRADO DO PRONTO SOCORRO DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UNICAMP
CAMPINAS
2014
Processo de Enfermagem
1. HISTÓRICO DE ENFERMAGEM
R.C.F.M.,feminina, 51 anos, parda, natural de São Paulo- São Paulo, casada, dois filhos (parto cesariano, sem abortos, última filha aos 32 anos). Dona de casa, cursa ensino superior (Administração e Ciências Contábeis) em uma Universidade particular, espírita, relata não sentir falta de ir à igreja. Vive em casa de alvenaria de dez cômodos, com o marido e dois cachorros. Residência possui água encanada e tratada, energia elétrica, fossa séptica e coleta de lixo. Costuma ir ao dentista e faz consultas com médico hematologista a cada seis meses devido à anemia. Costuma fazer caminhadas não muito longas (50 – 100 m) e trabalhos manuais (crochê). Não relata ter vícios (fumo, álcool). Gosta de sair para passear com o marido.
Procurou o Pronto Socorro do Hospital das Clínicas da UNICAMP no dia 16/05/2014 em decorrência de sentir dispnéia, cefaléia e vômitos há 3 dias, afebril. Já esteve internada em outras ocasiões devido a problemas hematológicos sem ter se submetida a nenhum procedimento cirúrgico. Antes da internação fazia uso dos seguintes medicamentos: Captopril, Furosemida e Prednisona.
Antes da internação tinha 6 horas noturnas de sono sem uso de sedativos, às vezes acorda descansada e bem disposta e em outras sente como se não tivesse descansada por completo. Não tem o hábito de dormir durante a tarde. Tem conhecimento sobre sua patologia e sente necessidade de esclarecimentos. Diz que sua anemia “já foi por excesso de ferro”. Relata sentir falta de algumas atividades que realizava antes da internação. Tem grandes preocupações pois tem uma filha que mora em outro estado e tem que