Modelo estudo de caso
Francisco Rosemiro Guimarães Ximenes Neto
1 Título
O título deve ser conciso e direto, fazendo alusão à temática e ao sujeito ou população do caso clínico. A redação do título deve conter no máximo quinze palavras.
2 Nome dos Autores
Incluir nome dos autores, acadêmicos (no máximo quatro), professor. Incluir o nome do enfermeiro do Serviço, se este tiver contribuído com o estudo.
3 Resumo
Deve ser conciso, autoexplicativo e contendo no máximo 250 palavras. Utilizar sempre o tempo verbal no passado, por relatar um trabalho já concluído. A conclusão do resumo, por exceção, deve ser redigida no presente. No resumo não incluir abreviações, siglas e referências bibliográficas.
A estrutura de um resumo de um artigo de caso clínico, deve conter uma introdução, com ênfase na temática. A apresentação do caso deve destacar os aspectos mais importantes do plano de cuidados, por exemplo, os diagnósticos identificados e evolução do cliente. A conclusão deve destacar as implicações práticas.1
4 Introdução
A introdução deve ser concisa, em torno de cinco parágrafos ou até duas laudas de papel. Os primeiros parágrafos da introdução devem apresentar o problema e a temática principal do caso clínico. Incluir também dados acerca da prevalência ou incidência do caso, estado atual da temática, com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e locais, se disponíveis.
Durante a descrição da relevância e da problematização, assim como, o estágio do plano de cuidados, incluir referencial da literatura, acerca da temática. Em seguida, incluir o/s objetivo/s.
5 Método
Utilizar linguagem sempre em tempo verbal no passado. Descrever os métodos utilizados e os aspectos éticos e legais em relação ao caso.
6 Apresentação do Caso Clínico
O caso clínico deve utilizar como referencial básico, a Teoria das Necessidades Humanas Básicas (NHB) de Wanda de Aguiar Horta, de 1979, a