modelo erp, caso de estudo
Purnendu Mandal, A. Gunasekaran
Análise do artigo científico
Sistemas e Gestão de Informação, 2º ano, EGI
Dezembro de 2014
Introdução
É inquestionável a importância dos sistemas e tecnologias de informação ao nível da produtividade das empresas quer sejam transformadoras quer sejam de serviços. Dos vários sistemas conhecidos o ERP (entreprise resource planning) é o que tem recebido maior atenção pelo seu potencial no processo de tomada de decisões. A implementação do ERP constitui, para muitas empresas, um meio de reduzir os custos operacionais, aumentar a produtividade e melhorar o serviço ao cliente. Contudo, quando incorretamente implementado pode paralisar e causar ineficiência á empresa.
O ERP tem crescido como uma ferramenta de integração, cujo objetivo é incorporar todas as aplicações da empresa para um repositório central de dados com acesso fácil de todas as partes relevantes. Ao criar uma base de dados centralizada e um fluxo de dados padronizado, o ERP promove alterações e dota a empresa de uma maior eficiência.
Para implementar um sistema ERP com sucesso, para além da forte liderança e de um controlo orçamental constante, são necessários três requisitos: objetivo de negócios claro, compreensão da natureza da mudança e a perceção do risco do projeto.
Este trabalho destaca alguns dos problemas práticos associados à implementação do sistema ERP. Como exemplo é apresentado o caso de uma companhia de água (a Water Corporation). A Water Corporation, uma empresa australiana, começou a implementar SAP em 1997, e acredita-se que tenha sido uma história de sucesso. Este trabalho coloca a enfase na evolução cronológica, em particular no seu ramo de gestão de projetos (PMB).
Desenvolvimento
A Water Corporation é uma organização totalmente governamental, que tem como função fornecer água, águas residuais, drenagem e serviços de irrigação em todo