GERÊNCIA DE TI; SISTEMAS, SEGURANÇA E CMMI; LEGISLAÇÃO DE TI e GESTÃO DE CONTRATOS.
Neste trabalho será realizado um estudo de caso sobre uma empresa que presta consultoria na implantação de Sistemas Integrados ERP (Enterprise Resource Planning). A partir de uma solicitação de um cliente, a empresa precisa decidir se irá atendê-la, que se resume à adaptação de módulos do ERP para o modelo de negócio atual do cliente. Será analisado e discutido qual será a melhor decisão a ser tomada, com base nos estudos levantados, identificando os pontos positivos e negativos para o cliente e para a empresa responsável por prestar o serviço de implantação. Diversos aspectos das duas empresas devem ser analisados, suas características, seus modelos de negócios, objetivos e o respectivo planejamento estratégico de cada.
Outra questão abordada no estudo de caso será em relação a um ataque de negação de serviço (DoS – Denial of Service) que a empresa sofreu, realizada por um ex-funcionário. Após análise, serão levantadas quais as medidas técnicas a serem tomadas e qual medida legal poderá ser tomada contra o ex-funcionário.
DESENVOLVIMENTO
A implantação de um Sistema ERP é um processo extremamente complexo, que envolve todos os ativos de uma empresa. Todas as pessoas, independentemente de sua hierarquia, devem participar ativamente da implantação, pois todos os processos são afetados, cada um em proporções maiores ou menores. Segundo Thomaz e Dobgenski (2012), ERP é um sistema de gerenciamento que busca integrar todos os aspectos relacionados ao negócio da empresa. Trata-se de uma estrutura desenvolvida para integrar e automatizar muitos dos diversos processos de negócios e das funções básicas da companhia. Existem duas formas distintas de implantar um ERP em uma empresa, uma é inserindo os módulos prontos do ERP na organização e fazendo com ela se adapte ao modelo de negócio fornecido pelo ERP. A outra é quando os módulos do ERP são adaptados ao modelo de