Modelo estudo de caso
Pessoal, desta vez estou postando um estudo de caso retirado de um outro blog de enfermagem. Acho pertinente, pois neste arquivo encontramos termos técnicos e procedimentos que são realizados com frequência nas rotinas hospitalares. Pra quem é novo no assunto é bom ler isso para se ambientar com o assunto, pra quem é experiênte pode ser bom para refletir um pouco sobre as rotinas práticas vividas nos hospitais e tentar melhorá-las.
Paciente: AJMJ, masculino, 61 anos.
Diagnóstico: hérnia inguinal bilateral associado com hidrocele.
Paciente encontra-se na clínica cirúrgica a espera de cirurgia para retirada de hérnia inguinal bilaterial e hidrocele. Este possui insuficiência cardíaca associado com miocardiopatia dilatada(compensada na clínica médica) e também DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica).
Ao exame físico geral: paciente encontra-se consciente, orientado no tempo/espaço, acianótico, anictérico, pupilas isocóricas fotorreativas e com perfusão capilar mantida. Possui acesso periférico. No momento encontra-se sem queixas e mantém eliminações fisiológicas presentes. Paciente deambula normalmente e não possui feridas. Possui hérnia inguinal bilateral e hidrocele severa.
-ICC: A Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) representa o conjunto de sinais e sintomas decorrentes do mau funcionamento do coração, quando este não está sendo capaz de bombear o sangue em direção aos tecidos e suprir a necessidade de oxigênio e nutrientes do organismo. Causa do AJMJ: miocardipatia dilatada.
-Miocardiopatia dilatada: A miocardite é a inflamação da parede muscular (miocárdio) das câmaras inferiores e maiores do coração (ventrículos). Esta doença é potencialmente grave e, muitas vezes, fatal (miocardite fulminante). As miocardites podem ter inúmeras causas: vírus, bactérias , medicamentos, doenças auto-imunes, etc... As miocardites podem ser reversíveis ou evoluírem para um quadro de miocardiopatia dilatada (leia adiante). Geralmente, as