Relatório de determinação de turbidez
INSTITUTO DE TECNOLOGIA
FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA
DISCIPLINA: QUALIDADE DE ÁGUAS
PROFESSOR: MARCOS PINTO
DETERMINAÇÃO DE TURBIDEZ
DISCENTES
MATRÍCULA
DAYANA CRAVO RODRIGUES
201207740018
JAIRO LIMA MARTINS
201207740027
NATACHA SILVA CAXIAS
201207740028
NAYR LAURA LIMA LOPES
201207740026
RUAN DOS SANTOS MELO
201207740017
BELÉM-PA
4° PERÍODO 2014
1 INTRODUÇÃO
A água utilizada para o consumo pode ser retirada de rios, lagos e aquíferos, portanto, está sujeita a presença de nutrientes, microrganismos e materiais em suspensão e coloidais que geralmente são oriundos da lixiviação, da erosão das margens dos rios em estações chuvosas (atingindo valores extremos quando recebem as primeiras águas superficiais que lavam o solo), pelo mau uso do solo e pelo lançamento de esgotos domésticos e industrias, os quais influenciam no aumento da turbidez das águas.
A presença de materiais em suspensão nas águas confere turbidez à estas, deixando-as com aspecto turvo, desta maneira interferindo a passagem de luz, podendo interferir na vida aquática, já que a penetração da luz nos corpos d’água é dificultada, consequentemente prejudicando a fotossíntese dos vegetais aquáticos. A turbidez é de suma importância para determinar o grau de limpidez da água, bem como a sua potabilidade quando destinada ao consumo humano, industrial e, até mesmo agrícola. Podendo esta interferir na vida aquática,
Outro setor que deve evitar a presença de sólidos em suspensão são as Estações de Tratamento de Água (ETA), pois agregadas às partículas em suspensão, podem estar adsorvidas substâncias como metais, agrotóxicos e organismos patogênicos. Por isso é necessário o controle nas dosagens de coagulantes, de cloro e demais aditivos para que haja a floculação e, posteriormente, a eliminação de impurezas que possam vir a comprometer a qualidade da água tratada.
Nos processos