Saneamento básico
ALUNOS : REYNALDO BAHÉ e THIAGO PINTO RIBEIRO
RELATÓRIO DE LABORATÓRIO DE SANEAMENTO BÁSICO
DETERMINAÇÃO DE CONDUTIVIDADE, PH, TURBIDEZ E COR
A nossa primeira experiência no laboratório de saneamento foi analisar a cor, turbidez, condutividade e PH de água originada de diversas fontes.
Com o auxílio do comparador de cor portátil, medidor de PH, condutivímetro e medidor de turbidez de água, foram utilizados quatro fontes distintas para análise em laboratório e comparação dos resultados obtidos. Utilizamos água proveniente de poço, torneira (residência), bebedouro e água mineral.
Fizemos uma breve explanação das portarias e indicadores definidos em normativos para cada análise específicas.
Os valores encontrados foram colocados na tabela da figura 01.
Figura 01.
poço
Torneira
Bebedouro
Mineral
Cor
10
10
10
10
Turbidez
0,94
0
0,63
0
Condutividade
242
170,9
84,9
143,5
PH
6,34
7,2
6,56
6,26
DETERMINAÇÃO DE PH
O medidor de PH nos informa um importante indicador sobre a qualidade da água quanto sua alcalinidade ou acidez. O PH ideal é entre 7,0 e 7,5 para ingestão humana. Após fazermos a mistura com os reagentes agitamos e logo após verificamos comparando com as cores padrões do estojo. Assim definimos o PH da água em questão. Teste realizado com quatro porções em laboratório.
Medidor de PH
DETERMINAÇÃO DE CONDUTIVIDADE
Com o auxilio do medidor de condutividade da água, o condutivímetro, foram novamente realizadas mais quatro análises também explanados na tabela 01.
Condutivímetro
A cor da água será definida pela presença de substâncias dissolvidas na água é que irá caracteriza a cor existente. É também considerado um parâmetro de aspecto estético de aceitação ou rejeição. Realizado para quatro amostras e explanados na tabela 01.
DETERMINAÇÃO DE COR
Comparador de cor portátil
DETERMINAÇÃO DE TURBIDEZ
Turbidez é a medição da