relatorio ph 1
ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA
DETERMINAÇÃO DA COR, TURBIDEZ E pH DA ÀGUA
Relatório apresentado a Professora Selma Souza como cumprimento das atividades da disciplina Tratamento de águas e efluentes.
Por: Cleópatra Menezes
Danelli Oliveira
Dantiele Oliveira
Fernanda Souza
Juliana Alves Katty Santos
Salvador
2015
1. Introdução
A importância da água para a vida do planeta é de tamanha proporção, posto que é um elemento essencial para a sobrevivência de animais e vegetais na Terra. A Portaria 2914/11 do Ministério da Saúde estabelece que a água distribuída para o consumo humano deve ser controlada e define os valores de parâmetros como de cor, pH e turbidez.
No experimento realizado, tais parâmetros foram analisados e apresentados os dados coletados em laboratório, através da utilização de métodos e equipamentos específicos. A metodologia utilizada para a elaboração do relatório foi a coleta de dados a partir do experimento em laboratório e pesquisa bibliográfica, além disso, a legislação ambiental pertinente foi utilizada para comparar e determinar se as amostras de água analisadas estão de acordo com o que é exigido pela legislação.
2. Objetivo
Determinar a cor de amostras de águas, através do método de disco que se aplica para determinação de cor entre 1 e 500 unidades de cor;
Determinar a turbidez de amostras de águas, através do método nefelométrico em NTU;
Determinar o pH das amostras, através do método potenciométrico;
Relacionar os resultados com a portaria 2914/MS e Resolução CONAMA 357/2005.
3. Fundamentação teórica
A cor é um dado que indica a presença substâncias dissolvidas na água, sendo um parâmetro de aspecto estético de aceitação ou rejeição do produto, ele pode origina-se de minerais ou vegetações naturais, tais como substâncias metálicas, húmus, turfa, tanino, algas e