Relatório Cor, pH e Turbidez
Curso de Engenharia Ambiental
Relatório da Prática
Salvador
2012
Determinação da Cor, Turbidez e pH da água
Relatório desenvolvido no curso de Engenharia Ambiental da Faculdade de Ciência e Tecnologia – Área1, na disciplina de Tratamento de Água e Efluentes, ministradas pela Profª Selma Souza, como requisito para obtenção de nota parcial da 1ª Unidade do semestre regente.
Salvador
2012
INTRODUÇÃO
O Oxigênio e o hidrogênio são visados como os compostos químicos mais importantes para a composição da água, sendo sua expressão química reconhecida por O. Com o passar do tempo os ecossistemas aquáticos incorporam, substâncias provenientes de causas naturais, sem nenhuma contribuição humana, em concentrações raramente elevadas que, no entanto, podem afetar o comportamento químico da água e seus usos mais relevantes. Entretanto, outras substâncias lançadas nos corpos d'água pela ação antrópica, em decorrência da ocupação e do uso do solo, resultam em sérios problemas de qualidade de água, que demandam investigações e investimentos para sua recuperação. Os aspectos mais graves dos poluentes referem-se às substâncias potencialmente tóxicas, oriundas de processos industriais. A água tratada que é utilizada para consumo, passa por determinados estágios de tratamento no qual é avaliado os parâmetros microbiológicos, físicos, químicos e radioativos sendo estes compatíveis com o atendimento padrão de portabilidade e que não ofereça risco à saúde (PORTARIA 2914/2011 MINISTÉRIO DA SAÚDE). Dentre os principais parâmetros destacam-se: são cor, turbidez e pH.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Cor :
A cor da água está associada ao grau de redução da luz, devido a presença de sólidos dissolvidos, principalmente material em estado coloidal orgânico e inorgânico. Desta forma a cor pode apresentar características próprias por questão de minerais ou vegetações