Análise de turbidez da água
Departamento de Estudos Básicos e Intrumentais – DEBI
RELATÓRIO DE ANÁLISE DE TURBIDEZ
DA ÁGUA
Itapetinga - BA
2012
Nome:
Mariana Aguiar dos Santos
RELATÓRIO DE ANÁLISE DE TURBIDEZ
DA ÁGUA
Relatório apresentado à disciplina de Dispersão de Poluentes, sob orientação da professora dessa unidade de ensino, Flávia Barros. Curso: Engenharia Ambiental, VIII semestre.
Itapetinga - BA
2012
Introdução
A turbidez é uma característica física da água, decorrente da presença de substâncias em suspensão, ou seja, sólidos suspensos, finamente divididos ou em estado coloidal, e de organismos microscópicos.
O tamanho das partículas responsáveis pela turbidez varia muito, desde grosseiras a coloides, de acordo com o nível de turbulência do corpo hídrico. A presença destas partículas provoca a dispersão e a absorção da luz, deixando a água com aparência nebulosa, esteticamente indesejável e potencialmente perigosa, pois pode prejudicar a fotossíntese das algas e plantas aquáticas submersas . Partículas em suspensão localizadas próximo à superfície podem absorver calor adicional da luz solar , aumentando a temperatura da camada superficial da água. As partículas de menor tamanho e com baixa massa específica são mais difíceis de ser removidas pelo tratamento, por apresentarem menor velocidade de sedimentação. Há que se distinguir entre a matéria suspensa ou sedimento, que precipita rapidamente, daquela que se precipita vagarosamente e que provoca a turbidez.
Existem várias formas de determinação da turbidez e esta é expressa em Unidades Nefelométricas de Turbidez, UNT (ou NTU, em inglês).
O aparelho que faz a determinação quantitativa da turbidez é o turbidímetro , sendo possível estabelecer uma correlação entre a intensidade luminosa registrada pela célula e a concentração do material em suspensão. A medida da turbidez é feita comparando-se o espalhamento de um feixe de luz ao passar pela