Meio ambiente
Introdução
A turbidez ou turvação da água é causada por diversos materiais em suspensão, de tamanho e natureza variados, tais como, lamas, areias, matéria orgânica e inorgânica finamente dividida, compostos corados solúveis, plâncton e outros organismos microscópicos.
A presença destes materiais em suspensão em uma amostra de água causa a dispersão e a absorção da luz que atravessa a amostra.A turbidez é a expressão desta propriedade óptica e é indicada em termos de unidades de turbidez (NTU –Nephelometric Turbity Unit).
Existem vários métodos de determinação da turbidez:
– Visuais: comparação direta da amostra com soluções-padrão de diferente turvação previamente preparadas.
– Instrumentais: método nefelométrico – utilização de um dispositivo óptico (turbidí-metro) que mede a razão entre as intensidades de luz dispersa numa determinada direcção (normalmente perpendicular à incidência), e de luz transmitida.
– Método espectrofotométrico: medição da razão entre as intensidades de luz transmitida e de luz emitida, através de um espectrofotómetro.
Do ponto de vista sanitário, a importância da turbidez deve-se fundamentalmente a razões:
– Estéticas: é comum considerar-se uma água turva como poluída.
– De filtrabilidade: em tratamento de águas, a filtração torna-se mais difícil, ou mesmo mais onerosa, com o aumento da turvação.
– De desinfecção: a desinfecção duma água é tanto mais díficil quanto maior é a sua turvação,uma vez que esta diminui o contacto do desinfectante com os microrganismos.
Em geral, quanto menor à turbidez da água produzida em uma estação de tratamento de água, mais eficiente resulta a desinfecção da mesma ( DI BERNARDO, 2003).
A determinação da Turbidez pelo método Nefelométrico, é adotado nas atividades de controle da poluição da água da verificação do parâmetro físico nas águas consideráveis potáveis. O método é baseado na comparação da intensidade de luz espalhada pela amostra em condições definidas,