Determinação da Cor e Turbidez em uma Amostra de Água
Henrique Tavares
Lucas Moreira
Marina Barros
Rogério Paiva
Alunos:
Disciplina: Análise Química Instrumental
Profº: José Edson Gomes de Souza
Turma: Subseqüente 2013.1 (Noite)
Recife, 6 de Agosto de 2013.
Objetivo
Determinar a cor e a turbidez de uma amostra de água coletada no lago do IFPE- Campus Recife, com o auxílio do colorímetro visual (Aqua Tester) para a identificação da intensidade de cor, e do nefelômetro, para a determinação do estado atual de turbidez.
Introdução
O aspecto visual da água é uma característica de suma importância no que se diz respeito à estética para consumo humano e utilização industrial. A existência na água de partículas coloidais ou em suspensão determina o aparecimento de cor. Essas partículas provêm do contato da água com substâncias orgânicas, que se estiverem em processo de decomposição podem eliminar substancias que contenham coloração em presença de alguns íons metálicos (primordialmente ferro e manganês), além do pH da amostra que pode alterar a coloração presente.
A determinação da intensidade de cor da água é feito, principalmente, utilizando uma técnica de comparação utilizando um aparelho denominado de colorímetro visual (ou Aqua Tester). A coloração da água em expressa em uH (Unidades Hazen) que representa a alteração de cor que 1 miligrama de platina produz em 1 litro de água destilada.
Já a turbidez da água é causada por diversos materiais em suspensão, de tamanho e natureza variados, tais como, lamas, areias, matéria orgânica e inorgânica finamente dividida, compostos corados solúveis, plâncton e outros organismos microscópicos. A presença destes materiais em suspensão em uma amostra de água causa a dispersão e a absorção da luz que atravessa a amostra.
A avaliação da turbidez é feita com o auxílio de um aparelho chamado nefelômetro que é uma aprimoramento do antigo turbidímetro. Essa